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Título: Construção do sujeito ecológico: educação ambiental a partir da cultura local
Autor(es): Bulhões, M. M. de
Data de publicação: 28-Jun-2013
Citação: BULHÔES, Mariana Machado de. Construção do sujeito ecológico: educação ambiental a partir da cultura local. 2013. 70 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Brasília, 2013.
Abstract: O presente trabalho pretende refletir sobre a construção dos sujeitos ecológicos a partir de uma experiência de educação ambiental na Escola Geminiano Ferreira de Queiroz em Olhos D`Água, município de Alexânia-GO. O sujeito ecológico não pensa somente no ―verde‖, mas engloba a questão social e cultural em sua forma sustentável de ser e estar no mundo, refazendo seu olhar para sua realidade e transformando em atitude e ações o pensar globalmente e agir localmente; é um "estilo ecológico de ser". O objetivo principal nesta monografia foi ressaltar a história e a cultura do lugar como forma dos estudantes refazerem o seu olhar em relação ao meio ambiente em que vivem do ponto de vista geográfico, histórico, cultural e simbólico para que possam atuar na solução dos problemas socioambientais locais. A metodologia utilizada foi a Pesquisa-Ação com práticas escolares interdisciplinares e saídas de campo ao Cerrado para que fosse valorizado sua biodiversidade através da troca de saberes entre os mestres locais e os estudantes. Os estudantes não só apreenderam os conteúdos relativos ao meio ambiente como a preservação da nascente Olhos D’Água, as espécies nativas do cerrado e seu aproveitamento na culinária, bem como assimilaram a importância das questões culturais como o artesanato, a culinária e a medicina popular; eles estão mais sensibilizados quanto à atitude de ser responsável e de ter cuidado com o meio ambiente e a própria cultura. Concluímos que foi gerada uma ação pedagógica em direção ao protagonismo ambiental e cultural dos estudantes na escola em relação a sua história e ao seu lugar mas inegavelmente é necessário a continuidade e a difusão de projetos educacionais como esse para que realmente se promova a transformação dos valores, das atitudes e o sentido de pertencimento com o lugar.
URI: http://jbb.ibict.br//handle/1/1052
Aparece nas coleções:6.1.3 TCCs, Dissertações e Teses

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