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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorMoura, J. de O.-
dc.contributor.authorCampos, H. M. de O.-
dc.coverage.spatialAlexânia - GOpt_BR
dc.date.accessioned2019-09-12T14:39:20Z-
dc.date.available2019-09-12T14:39:20Z-
dc.date.issued2013-07-09-
dc.date.submitted2019-07-11-
dc.identifier.citationCAMPOS, Hélio Mendes de Oliveira. A pintura em cabaça como meio transversal para resgate da cultura local do Município de Luziânia-GO. 2012. 49 f., il. Monografia (Licenciatura em Artes Visuais) - Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Luziânia-GO, 2012.pt_BR
dc.identifier.urihttp://jbb.ibict.br//handle/1/1102-
dc.description.abstractO presente estudo teve como objetivo identificar de que forma a arte pode auxiliar na preservação da cultura local de uma cidade e motivar os alunos e a comunidade na preservação dessa cultura. Para tanto se idealizou uma pesquisa de cunho bibliográfico que deu suporte a uma pesquisa de campo, na qual os alunos foram convidados a buscar a preservação da cultura local, através da pintura em cabaças. A idéia central desse projeto era o de incentivar os alunos a retratar nas cabaças ícones da cultura local da cidade de Luziânia- GO, nesse contexto, as oficinas de arte, ensinavam a técnica de pintura dos locais e esses se encarregavam de retratar nas cabaças as manifestações artísticas e os pontos turísticos e históricos da cidade. Essa experiência auxilia o aluno a lançar um novo olhar, sobre os monumentos e sobre a cultura de sua cidade, valorizando-os, o que é indispensável para se pensar em preservação cultural. Outro viés desse experimento era o de ensinar a técnica do pontilhismo, tão utilizada por mestres da pintura, como Seraut e os impressionistas franceses, dando oportunidade aos alunos para conhecer um pouco mais sobre a técnica e também fazer uso dela, mostrando aos alunos que arte é um processo construtivo que não tem fim e, que as técnicas usadas pelos grandes pintores do passado poderiam, também, ser utilizada pelos alunos, caso esses quisessem. A aceitação do projeto foi imediata e a participação da comunidade local foi efetiva. O problema que deu origem a esse estudo foi: de que forma a arte pode auxiliar na preservação da cultura de uma determinada região ou povo? As conclusões a que se chega é que a arte pode servir como um elemento de preservação cultural se houver um engajamento da comunidade. No entanto, para isso é preciso compreender esse potencial. Os professores de arte tem um papel fundamental na criação de consciência, porém, é preciso que a arte não seja mostrada como um objeto puramente didático, mas também uma disciplina prática que auxilia o aluno a compreender sua interação com o meio em que vivept_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.titleA pintura em cabaça como meio transversal para resgate da cultura local do Município de Luziânia-GOpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.rights.licenseCC BY-NCpt_BR
dc.rights.holderDireitos reservados ao autor, podendo o usuário compartilhar parte da obra desde que atribua os devidos créditos. Uso proibido para fins comerciais.pt_BR
dc.description.abstractalternativeThis study aimed to identify how art can help in the preservation of the local culture of a city and motivate students and the community in preserving that culture. For both idealized become a hallmark of research literature that gave support to a field survey in which students were asked to seek the preservation of local culture, through painting on gourds. The central idea of this project was to encourage students to portray the gourds icons of the local culture of the city of Luziânia-GO, in this context, art workshops, taught painting technique to these sites and undertook to portray in the gourds artistic and historical attractions and the city. This experience helps the student to take a fresh look on the monuments and the culture of her city, valuing them, which is indispensable for thinking about cultural preservation. Another bias of this experiment was to teach the technique of pointillism, as used by master painters such as Seraut and the French Impressionists, giving students the opportunity to learn a little more about the technique and also make use of it, showing students that art is a constructive process that has no end, and that the techniques used by the great painters of the past could also be used by students if they wanted these. The project acceptance was immediate and local community participation was effective. The problem that gave rise to this study: how art can assist in preserving the culture of a particular region or people? The conclusions reached is that art can serve as an element of cultural preservation if there is a community engagement. However, it is necessary to understand that potential. The art teachers have a key role in creating awareness, however, is that art need not be shown as an object purely didactic, but also a practical discipline that helps the student to understand their interaction with the environment they live.pt_BR
dc.publisher.placeBrasília - DFpt_BR
dc.subject.keywordsArtesanato.pt_BR
dc.subject.keywordsPintura.pt_BR
dc.subject.keywordsCultura popular.pt_BR
dc.description.sourcehttp://bdm.unb.br/handle/10483/5610pt_BR
dc.description.extent49 f., il.pt_BR
Aparece nas coleções:5.4.3 TCCs, Dissertações e Teses

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