Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://jbb.ibict.br//handle/1/1117
Título: | Letramento e alfabetização na educação infantil das crianças quilombolas : um estudo exploratório na Escola do Campo Maiadinha Comunidade Kalunga Vão do Moleque |
Autor(es): | Santos, D. C. dos |
Data de publicação: | 18-Mai-2016 |
Citação: | SANTOS, Dulcimar Carvalho dos. Letramento e alfabetização na educação infantil das crianças quilombolas: um estudo exploratório na Escola do Campo Maiadinha Comunidade Kalunga Vão do Moleque. 2015. 51 f., il. Monografia (Licenciatura em Educação do Campo)—Universidade de Brasília, Planaltina-DF, 2015. |
Abstract: | Nesta monografia temos o resultado de uma pesquisa realizada com os Kalunga da comunidade Maiadinha do Vão do Moleque em Cavalcante Goiás. O objetivo foi fazer um estudo sobre a Alfabetização e o Letramento na Educação Infantil da escola Maiadinha. Para tanto realizamos uma pesquisa qualitativa com procedimentos da etnografia participante quando a escola s envolveu no trabalho com as crianças. A fundamentação teórica abrangeu Educação do Campo; Educação Infantil; Crianças quilombolas; Alfabetização. Letramento Infantil e as práticas pedagógicas de uma Professora do Primeiro ano do Ensino Fundamental. Os resultados permitem afirmar que a Professora se esforça para não apenas alfabetizar, mas também letrar as crianças. Para isso ela utiliza-se de uma metodologia própria, partindo da realidade da comunidade. As brincadeiras, cantigas e outras atividades lúdicas são aspectos fundamentais de sua prática docente, com resultados positivos na aprendizagem das crianças quilombolas de Maiadinha, Vão do Moleque. |
URI: | http://jbb.ibict.br//handle/1/1117 |
Aparece nas coleções: | 5.3.3 TCCs, Dissertações e Teses |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2015_DulcimarCarvalhodosSantos.pdf | Texto completo | 1,75 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens na biblioteca estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.