Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://jbb.ibict.br//handle/1/1124
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorFreitas, M. de L. L. de-
dc.contributor.authorOliveira, L. P. de-
dc.coverage.spatialPlanaltina - DFpt_BR
dc.date.accessioned2019-09-13T13:13:49Z-
dc.date.available2019-09-13T13:13:49Z-
dc.date.issued2016-06-17-
dc.date.submitted2019-06-17-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Luara Pereira de. Histórias em quadrinhos como recurso didático para o ensino do bioma cerrado. 2015. 40 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Naturais) - Universidade de Brasília, Planaltina-DF, 2015.pt_BR
dc.identifier.urihttp://jbb.ibict.br//handle/1/1124-
dc.description.abstractDe modo geral, são poucos os recursos e materiais didáticos sobre o bioma Cerrado que apresentem informações, questões de conscientização e de preservação do bioma, em uma linguagem de fácil compreensão dos alunos e que possa auxiliar o professor durante o ensino da temática. Em busca de um recurso que possa suprir a falta de conhecimento sobre o bioma, as dificuldades da aplicação do tema em sala de aula e ao mesmo tempo possa aguçar a curiosidade do aluno incentivando-o para a aprendizagem, esta pesquisa foi desenvolvida com o foco na criação de uma história em quadrinhos sobre o Cerrado onde foram abordados assuntos como diversidade de fauna e flora, localização, alguns aspectos fitofisionômicos, culturais, sociais, ameaças e conservação. Após a elaboração ocorreu a aplicação do recurso didático a partir de uma abordagem qualitativa, em que foram realizadas entrevistas semiestruturadas com um professor do ensino básico e dois professores do ensino superior de instituições públicas de Planaltina-DF, com vistas a avaliar as potencialidades e sugestões para o recurso.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.titleHistórias em quadrinhos como recurso didático para o ensino do bioma Cerrado.pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.rights.licenseCC BY-NCpt_BR
dc.rights.holderDireitos reservados ao autor, podendo o usuário compartilhar parte da obra desde que atribua os devidos créditos. Uso proibido para fins comerciais.pt_BR
dc.description.abstractalternativeGenerally, there is an unavailability of resources and educational materials about the Cerrado presenting information, awareness of issues and preservation of the biome, in a language easily understood of the students and can help the teacher during the subject teaching. In search of a feature that can address the lack of knowledge about the biome, the difficulties of application in the classroom and at the same time to whet the curiosity of the student encouraging him to learning, this study was developed with the focus the creation of a cartoon book about the Cerrado where were discussed issues such as diversity of fauna and flora, location, some aspect phytophysiognomic, cultural, social, threats and conservation. After the elaboration it occurred the implementation of the appeals in a qualitative approach, in which they were carried out semi-structured interviews with a general education teacher and two teachers in higher education of public institutions of Planaltina-DF, in order to assess the strengths and suggestions for feature.pt_BR
dc.publisher.placeBrasília - DFpt_BR
dc.subject.keywordsEducação ambiental.pt_BR
dc.subject.keywordsHistória em quadrinho.pt_BR
dc.description.sourcehttp://bdm.unb.br/handle/10483/13390pt_BR
dc.description.extent40 f., il.pt_BR
Aparece nas coleções:6.1.3 TCCs, Dissertações e Teses

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_LuaraPereiradeOliveira.pdfTexto completo1,67 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens na biblioteca estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.