Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://jbb.ibict.br//handle/1/1134
Título: A permacultura como componente transversal no ensino de artes visuais: uma abordagem sistêmica
Autor(es): Mesquita, A. R. de
Data de publicação: 17-Mar-2017
Citação: MESQUITA, Adelita Rosa de. A permacultura como componente transversal no ensino de artes visuais: uma abordagem sistêmica. 2014. 46 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Artes Visuais) - Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Posse-GO, 2014.
Abstract: A Permacultura se caracteriza como uma ciência que tem como principais pilares os conceitos da ética e do cuidado com o planeta de modo geral, com as pessoas e com as relações de consumo, se constituindo como importante observatório do comportamento humano envolvendo vivências, cultivo, moradias e sustentabilidade, fundamentada no pensamento sistêmico e holístico para nortear as suas ações. O presente trabalho visa descrever a sua contribuição dentro do discurso da arte/educação e seu potencial como estratégia de educação em Artes Visuais, apresentando a Permacultura como importante temática a ser explorada dentro dos Temas Transversais: Ética e Meio Ambiente. Na pesquisa-ação realizada para o presente estudo em ambiente permacultural, foram encontrados os seguintes elementos: aprendizagem, criatividade, respeito ambiental, cidadania, interatividade e flexibilidade. Desta forma, a Permacultura com sua transversalidade contribui como componente no ensino de artes visuais sistemática e holisticamente.
URI: http://jbb.ibict.br//handle/1/1134
Aparece nas coleções:6.1.3 TCCs, Dissertações e Teses

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_AdelitaRosaDeMesquita_tcc.pdfTexto completo1,83 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens na biblioteca estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.