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http://jbb.ibict.br//handle/1/1168
Título: | Integração entre dados orbitais e veículos aéreos rastreados por GPS na avaliação da eficiência e da efetividade do combate aéreo ao fogo no Cerrado do Distrito Federal |
Autor(es): | Horstmann, N. |
Data de publicação: | 21-Jun-2019 |
Citação: | HORSTMANN, Natanna. Integração entre dados orbitais e veículos aéreos rastreados por GPS na avaliação da eficiência e da efetividade do combate aéreo ao fogo no cerrado do Distrito Federal. 2016. 34 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Geoprocessamento Ambiental)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016. |
Abstract: | A partir do início da ocupação da região do Cerrado, o regime de queima dos incêndios foi alterado significativamente. A maioria dos incêndios, atualmente, é causada pela ignição humana. Visando à redução das perdas de biodiversidade e deterioração do meio ambiente, vários esforços têm sido empregados no sentido de se desenvolver o combate ao fogo. E para a definição de estratégias de combate mais precisas, é necessário obter dados básicos sobre o desempenho dos recursos/ferramentas empregados no próprio combate ao fogo, pois será a partir dessas informações que se desenharão cenários de combate ao fogo enviesados pela técnica. Buscou-se neste trabalho compreender o combate aéreo ao fogo no Cerrado e avaliar a sua capacidade de conduzir à extinção ou ao controle do fogo, abordando-o em termos de efetividade e eficiência. A área de estudo foi o Distrito Federal (15º30'-16º03' S e 47º18'- 48º17' W), localizado no Planalto Central do Brasil e com uma área de aproximadamente 5.780 Km². Para a delimitação das áreas queimadas foi utilizado o índice espectral Burn Index. A coleta dos dados foi feita pela sonda meteorológica, Saphira 3 (desenvolvida pelo laboratório de Ecologia Aplicada Ib/UnB), sendo esta utilizada como sistema embarcado em uma das aeronaves do modelo Airtractor AT-802F, de uso do Corpo de Bombeiros Militar do DF. O trajeto da aeronave foi rastreado, seu deslocamento e tempo foram computados, e foi identificado o ponto de lançamento da carga de água sobre o fogo. As distâncias euclidianas entre a cicatriz da fronteira do fogo e o ponto de lançamento foram calculadas e enquadradas em classes de eficiência: alta, a menos de 100m da cicatriz da fronteira do fogo; moderada entre 100 e 300m; baixa, superior a 300m. O Burn Index possibilitou a identificação das áreas queimadas e apresentou resultado adequado na definição dos limites das mesmas, entretanto visualmente, houve uma confusão considerável entre os alvos. A efetividade do combate aéreo foi alta em 46,4% dos casos, moderada em 42,9% e baixa em 10,7%. A análise do percurso, ao invés do ponto estimado de lançamento, pode ser utilizada futuramente para melhoria dos procedimentos de análise de efetividade do combate aéreo. Sobre a eficiência, 95,9% do deslocamento é feito em voo, seguido pelo taxiamento, 2,9% e pela decolagem/pouso 1,2%; sendo gasto 61,3% do tempo em voo, 22% em taxiamento, 1,8% em decolagem/pouso; o tempo médio para cada voo foi de 1,2 hora, com um deslocamento médio de 119,7km por voo. Foi calculado um custo operacional de, aproximadamente, R$ 3038,3 por voo realizado. Ressalta-se a necessidade de otimização dos tempos de taxiamento e a necessidade de se agilizar o sistema de alerta no que diz respeito ao acionamento do combate aéreo. |
URI: | http://jbb.ibict.br//handle/1/1168 |
Aparece nas coleções: | 3.3.3 TCCs, Dissertações e Teses |
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