Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://jbb.ibict.br//handle/1/1185
Título: Inclusão de educandos de comunidades quilombolas em uma escola urbana: situação e desafios
Autor(es): Nascimento, H. B.
Data de publicação: 17-Mai-2017
Citação: NASCIMENTO, Hérika Barbosa. Inclusão de educandos de comunidades quilombolas em uma escola urbana: situação e desafios. 2017. 53 f. Monografia (Licenciatura em Educação do Campo)—Universidade de Brasília, Planaltina-DF, 2017.
Abstract: Esse trabalho trata da inclusão de educandos de comunidades quilombolas em uma escola urbana. Situação e desafios. A pesquisa foi realizada na Escola Estadual Joaquim de Souza Fagundes localizada no município de Teresina de Goiás, tendo em vista que ela possui características importantes para este trabalho, uma vez que mais de 50% de seus educandos são oriundos de comunidades quilombolas. Em seu Projeto Político Pedagógico não há nada que prevê um ensino/aprendizagem e nenhuma proposta que considere as questões trazidas por estes educandos. O objetivo deste trabalho é analisar o processo de inclusão desses povos na proposta curricular dessa escola, identificando os principais desafios e possibilidades, para o respeito às demandas dos povos quilombolas. A pesquisa foi baseada na Lei de Diretrizes e Bases da Educação, Resoluções do CNE sobre as escolas quilombolas e em autoras como Caldart (2012), Molina (2012) entre outros. Este trabalho foi orientado pela pesquisa qualitativa com estudo de caso. Portanto a partir da leitura/compreensão da realidade da escola podemos concluir que os educandos quilombolas são excluídos de diversos processos escolares.
URI: http://jbb.ibict.br//handle/1/1185
Aparece nas coleções:5.3.3 TCCs, Dissertações e Teses

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017_HerikaBarbosaNascimento_tcc.pdfTexto completo954,24 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens na biblioteca estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.