Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://jbb.ibict.br//handle/1/849
Título: Avaliação agronômica, tecnológica e laboratorial de cultivares de palma de óleo irrigada em Porto Nacional-TO
Título(s) alternativo(s): Agronomic, technological and laboratory evaluation of irrigated palm cultivars in Porto Nacional - TO
Autor(es): Borges, A. de J.
Data de publicação: 3-Mar-2015
Citação: BORGES, Adriana de Jesus. Avaliação agronômica, tecnológica e laboratorial de cultivares de palma de óleo irrigada em Porto Nacional - TO. 2015. 78 f. Dissertação (Mestrado em Agroenergia) – Universidade Federal do Tocantins, Programa de Pós-Graduação em Agroenergia, Palmas, 2015.
Abstract: O presente estudo teve como objetivo avaliar o desempenho de produção de óleo de quatro cultivares de palma irrigada em duas épocas de colheita em condições de Cerrado, avaliar o efeito do método de extração de óleo sobre o teor de óleo extraído, além de formular um protocolo com um método de extração mais barato e eficiente focado na indústria de dendê. O método de coleta de dados foi subdividido em duas fases: a primeira fase constituiu no levantamento de dados bibliográficos, possibilitando a elaboração do referencial teórico, da implantação do experimento e da análise dos resultados encontrados na avaliação experimental. Já na segunda fase foi realizada a coleta de material em campo, no município de Porto Nacional- TO, onde foi conduzido o experimento avaliado. O experimento foi composto por quatro cultivares de dendê: (BRS C 2528, BRS C 2501, BRS C 2001, BRS 2301). A coleta de dados para a avaliação do experimento ocorreu com a colheita dos cachos de dendê no estádio de maturação dos frutos, sendo realizadas análises quantitativas dos dados coletados. Os frutos coletados foram pesados, identificados e armazenados em freezer a extração do óleo observou-se que a época de formação do cacho não influencia no teor de óleo obtido e as cultivares não possuem diferenças significativas no teor de óleo avaliado e isso se dá devido o material possivelmente possuir igual origem genética. As análises laboratoriais foram feitas visando à otimização do método utilizado na indústria de dendê e para isso foram realizadas extrações de óleo de dendê com solvente hexano com testes de diferentes tempos de extração, diferentes granulometrias utilizadas no processo extrativo, avaliação do efeito da umidade no peso de óleo obtido teste de higroscopicidade para avaliar se haveria necessidade do uso do dessecador no processo de pesagem do óleo extraído.
URI: http://jbb.ibict.br//handle/1/849
Aparece nas coleções:4.3.3 TCCs, Dissertações e Teses

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Adriana de Jesus Borges - Dissertação.pdf929,7 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens na biblioteca estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.