Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://jbb.ibict.br//handle/1/864
Título: Estimativa do saldo de radiação de uma floresta de transição Amazônia-Cerrado por sensoriamento remoto
Título(s) alternativo(s): Estimated net radiation of a Amazon-Cerrado transition forest by remote sensing
Autor(es): Marques, H.O.
Data de publicação: 24-Fev-2015
Citação: MARQUES, Heloisa Oliveira. Estimativa do saldo de radiação de uma floresta de transição amazônia-cerrado por sensoriamento remoto. 2015. xvi, 54 f. Dissertação (Mestrado em Física Ambiental) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Física, Cuiabá, 2015.
Abstract: A Amazônia tem importante papel na biodiversidade,possui a maior extensão de floresta tropical úmida do planeta. Recentemente, o uso das geotecnologias possibilita a identificação em tempo real as alterações que ocorrem na superfície terrestre, resultantes dos fenômenos naturais e vários processos antrópicos. Muitas alterações deste nível podem ser detectadas a partir do monitoramento e determinação das trocas radiativas que se processam à superfície. Neste sentido, o presente estudo objetivou-se a determinar a dinâmica do saldo da radiação à superfície por meio de imagens geradas pelo sensor TM do satélite Landsat 5, em uma Floresta de Transição entre Amazônia e Cerrado, na Fazenda Maracaí, localizada próximo a Sinop – MT; com órbita 226 e 227, ponto 68 para os anos de 2005 a 2008. Foram geradas as cartas para os índices de vegetação, albedo e temperatura da superfície, saldo de radiação instantâneo e médio diário em 24 horas, utilizando o algoritmo SEBAL. Os dados obtidos foram validados com medições realizadas na torre micrometeorológica que estava instalada na área de estudo. Foram selecionadas as imagens para cada ano analisado, para melhor avaliar os fluxos radiativos e as estimativas daquele ambiente. Identificou-se menor valor para o saldo de radiação instantâneo durante o período seco, devido as névoa seca decorrente de queimadas no local. Para o Rninst e Rn24h à superfície, com relação aos dados medidos, foram obtidos os seguintes erros médios relativos e absolutos com valores de 2,4% e 2,0 %; 18,2 Wm-2 e 14,3 Wm-2; com “r” de 0,938 e 0,604 e “d” de 0,966 e 0,703 respectivamente. De acordo com os resultados obtidos neste trabalho pode-se afirmar que a metodologia para estimativa do Rn foi eficaz.
URI: http://jbb.ibict.br//handle/1/864
Aparece nas coleções:3.2.3 TCCs, Dissertações e Teses

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISS_2015_Heloisa Oliveira Marques.pdfTexto completo2,37 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens na biblioteca estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.