Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://jbb.ibict.br//handle/1/868
Título: A sociedade, o estado e a ciência na apropriação e na diferenciação socioespacial do Cerrado
Autor(es): Anjos, A.F. dos
Data de publicação: 18-Mar-2016
Citação: Anjos, Antônio Fernandes dos. A sociedade, o estado e a ciência na apropriação e na diferenciação socioespacial do Cerrado. 2016. 351 f. Tese (doutorado em Geografia) - Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2016.
Abstract: A apropriação do Cerrado, mais que a do litoral do país, dependeu da articulação entre ações da sociedade e do Estado. Essa apropriação se diferenciou no espaço e no tempo e dependeu em grande parte da geração de conhecimento sobre esse espaço. Na presente pesquisa buscamos entender como o Cerrado foi transformado pela sociedade e pelo Estado e o papel do conhecimento no uso do espaço, sobretudo pela agropecuária. Para isso, recorremos à análise bibliográfica sobre cada um dos elementos tratados – sociedade, Estado e conhecimento. Apesar de a ênfase recair sobre o período histórico da modernização da agropecuária no Cerrado, buscamos também identificar os processos históricos anteriores aos governos militares, que, cremos, lançam luzes sobre a realidade que se construiu no Cerrado nas últimas décadas. Para a demonstração das transformações espaciais que a agropecuária imprimiu ao Cerrado recorremos ao mapeamento de séries históricas de mudanças na cobertura e no uso da terra, obtida a partir de 16 cenas Landsat distribuídas pelo Cerrado, mapeadas a cada dois anos entre 1975 e 2010. Consideramos ter avançado no conhecimento de como se deu a apropriação do Cerrado, sobretudo na forma como se articularam os interesses dos agentes interessados na territorialização dos complexos agroindustriais, que quase sempre dependeu da ação estatal organizada e do incremento de conhecimento voltado para a reprodução capitalista.
URI: http://jbb.ibict.br//handle/1/868
Aparece nas coleções:4.1.3 TCCs, Dissertações e Teses

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Tese - Antonio Fernandes dos Anjos - 2016.pdfTexto completo17,43 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens na biblioteca estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.