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Título: A pintura em cabaça como meio transversal para resgate da cultura local do Município de Luziânia-GO
Autor(es): Campos, H. M. de O.
Data de publicação: 9-Jul-2013
Citação: CAMPOS, Hélio Mendes de Oliveira. A pintura em cabaça como meio transversal para resgate da cultura local do Município de Luziânia-GO. 2012. 49 f., il. Monografia (Licenciatura em Artes Visuais) - Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Luziânia-GO, 2012.
Abstract: O presente estudo teve como objetivo identificar de que forma a arte pode auxiliar na preservação da cultura local de uma cidade e motivar os alunos e a comunidade na preservação dessa cultura. Para tanto se idealizou uma pesquisa de cunho bibliográfico que deu suporte a uma pesquisa de campo, na qual os alunos foram convidados a buscar a preservação da cultura local, através da pintura em cabaças. A idéia central desse projeto era o de incentivar os alunos a retratar nas cabaças ícones da cultura local da cidade de Luziânia- GO, nesse contexto, as oficinas de arte, ensinavam a técnica de pintura dos locais e esses se encarregavam de retratar nas cabaças as manifestações artísticas e os pontos turísticos e históricos da cidade. Essa experiência auxilia o aluno a lançar um novo olhar, sobre os monumentos e sobre a cultura de sua cidade, valorizando-os, o que é indispensável para se pensar em preservação cultural. Outro viés desse experimento era o de ensinar a técnica do pontilhismo, tão utilizada por mestres da pintura, como Seraut e os impressionistas franceses, dando oportunidade aos alunos para conhecer um pouco mais sobre a técnica e também fazer uso dela, mostrando aos alunos que arte é um processo construtivo que não tem fim e, que as técnicas usadas pelos grandes pintores do passado poderiam, também, ser utilizada pelos alunos, caso esses quisessem. A aceitação do projeto foi imediata e a participação da comunidade local foi efetiva. O problema que deu origem a esse estudo foi: de que forma a arte pode auxiliar na preservação da cultura de uma determinada região ou povo? As conclusões a que se chega é que a arte pode servir como um elemento de preservação cultural se houver um engajamento da comunidade. No entanto, para isso é preciso compreender esse potencial. Os professores de arte tem um papel fundamental na criação de consciência, porém, é preciso que a arte não seja mostrada como um objeto puramente didático, mas também uma disciplina prática que auxilia o aluno a compreender sua interação com o meio em que vive
URI: http://jbb.ibict.br//handle/1/1102
Aparece nas coleções:5.4.3 TCCs, Dissertações e Teses

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