Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://jbb.ibict.br//handle/1/1689
Título: | Aplicativo de gamificação e realidade aumentada para trilhas educativas: ferramenta pedagógica para conscientização ambiental |
Autor(es): | Caldas, A. L. R. Balbino, A. E. Souza, L. G. C. de Soares, V. de A. Soares, A. C. |
Data de publicação: | 21-Jan-2019 |
Editor: | Jardim Botânico de Brasília |
Citação: | CALDAS, A. L. R.; BALBINO, A. E.; DE SOUZA, L. G. C.; SOARES, V. de A.; SOARES, A. C. Aplicativo de gamificação e realidade aumentada para trilhas educativas: ferramenta pedagógica para conscientização ambiental. Heringeriana, [S. l.], v. 12, n. 1, p. 5–19, 2019. |
Abstract: | O objetivo deste trabalho é apresentar o aplicativo Missão Nascente, seu desenvolvimento e potencial como ferramenta de ensino-aprendizagem no ambiente natural para promover o uso de trilhas interpretativas. O aplicativo foi desenvolvido para ser utilizado na Trilha da Nascente do Jardim Botânico de Brasília (JBB), a partir dos recursos pedagógicos de gamificação e realidade aumentada por meio de QR codes. O jogo é dividido em três temporadas de acordo com mudanças do Bioma Cerrado ao longo do ano, permitindo que os usuários visualizem como a disponibilidade de água interfere na vegetação desse Bioma e incentivando seu retorno para completar o jogo. Foram abordados os temas Ecologia, Botânica, Etnobotânica, Fenologia, Zoologia e Legislação ambiental. O aplicativo tem, portanto, potencial de melhorar as experiências dos visitantes do JBB, ao evidenciar detalhes interessantes da vegetação, aumentar a taxa de retorno, proporcionar visitas autoguiadas e servir como ferramenta pedagógica. |
Formato: | |
URI: | http://jbb.ibict.br//handle/1/1689 |
ISSN: | 2359-165X |
Aparece nas coleções: | 1.1.1. Heringeriana |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
v12n1_1.pdf | 657,39 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens na biblioteca estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.