Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://jbb.ibict.br//handle/1/1689
Título: Aplicativo de gamificação e realidade aumentada para trilhas educativas: ferramenta pedagógica para conscientização ambiental
Autor(es): Caldas, A. L. R.
Balbino, A. E.
Souza, L. G. C. de
Soares, V. de A.
Soares, A. C.
Data de publicação: 21-Jan-2019
Editor: Jardim Botânico de Brasília
Citação: CALDAS, A. L. R.; BALBINO, A. E.; DE SOUZA, L. G. C.; SOARES, V. de A.; SOARES, A. C. Aplicativo de gamificação e realidade aumentada para trilhas educativas: ferramenta pedagógica para conscientização ambiental. Heringeriana, [S. l.], v. 12, n. 1, p. 5–19, 2019.
Abstract: O objetivo deste trabalho é apresentar o aplicativo Missão Nascente, seu desenvolvimento e potencial como ferramenta de ensino-aprendizagem no ambiente natural para promover o uso de trilhas interpretativas. O aplicativo foi desenvolvido para ser utilizado na Trilha da Nascente do Jardim Botânico de Brasí­lia (JBB), a partir dos recursos pedagógicos de gamificação e realidade aumentada por meio de QR codes. O jogo é dividido em três temporadas de acordo com mudanças do Bioma Cerrado ao longo do ano, permitindo que os usuários visualizem como a disponibilidade de água interfere na vegetação desse Bioma e incentivando seu retorno para completar o jogo. Foram abordados os temas Ecologia, Botânica, Etnobotânica, Fenologia, Zoologia e Legislação ambiental. O aplicativo tem, portanto, potencial de melhorar as experiências dos visitantes do JBB, ao evidenciar detalhes interessantes da vegetação, aumentar a taxa de retorno, proporcionar visitas autoguiadas e servir como ferramenta pedagógica.
Formato: PDF
URI: http://jbb.ibict.br//handle/1/1689
ISSN: 2359-165X
Aparece nas coleções:1.1.1. Heringeriana

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
v12n1_1.pdf657,39 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens na biblioteca estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.